Família Silqueira, mordomos do mastro festa de senhora Sant'Ana 2017

No final do século XIX, em meados de 1890, chega aqui nas terras de Sant’Ana, Theóphilo Lopes Silqueira,  tornando-se o primeiro da família Silqueira a pisar por estas terras. Posteriormente, casa-se com Dona Antônia Scognamiglio, filha de imigrantes italianos que também haviam se estabelecido em Sant’Anna de Contendas. Dessa união, forma-se uma família de cunho cristão, católica em sua maioria, devotos de Senhora Sant’Ana e que teve o  privilégio de ter sido acolhida e  evangelizada segundo os ensinamentos de Jesus Cristo. E foi exatamente aqui, nestas terras de Sant’Ana, mais precisamente nesta praça e nas praças vizinhas, aos pés desta Matriz de Sant’Ana, o berço da nossa história. Em volta deste templo foram construídas as nossas residências, nossas amizades e o nosso cotidiano.

Praticante da sua fé e participativa em todas as atividades religiosas dessa paróquia, a família Silqueira vem, ao longo dos anos, contribuindo com o trabalho de evangelização nessa paróquia. Fomos testemunhas oculares da construção dessa Matriz, dos jardins em seu entorno e participantes ativos do trabalho realizado por essa igreja.  A contribuição dessa família se estendeu à educação e também à cultura desse lugar. Umas das preciosidades de Brasília de Minas, a Banda Euterpe, que hoje e sempre vem abrilhantando os eventos religiosos e culturais daqui, foi criada por Ramiro Lopes Silqueira, maestro e músico de singular talento.

Cremos que tudo isso nos foi concedido pela graça de Deus e intercessão da Senhora Sant’Ana, mãe de Maria Santíssima e avó de Jesus Cristo: mulher de fé, fiel a Deus, catequista de Nossa Senhora, a quem ensinou as Sagradas Escrituras. E essa catequese tem perpetuado entre nós.

 

Por tudo isso, é com grande honra e imensa alegria que hoje, nós, a família Silqueira, estamos aqui para prestar a nossa homenagem à Senhora Sant’Ana. Queremos com essa homenagem demonstrar o nosso amor, o nosso respeito, a nossa devoção e gratidão pelo acolhimento da nossa família.

E é com imenso orgulho que podemos reafirmar o lema da Paróquia de Sant’Ana em sua comemoração dos 185 anos de evangelização em Brasília de Minas: Nós também fazemos parte dessa história.

 

Texto: Conceição Almeida Silqueira

Dados históricos: Daniel Oliva de Lélis

 

Veja todas as fotos

 

 

 

Please reload

© 2020 Aconteceonline.net - Todos os direitos reservados - Brasília de Minas-MG