Festa de Nossa Senhora do Rosário revive tradição centenária em Fernão Dias

Entre os dias 13 e 22 de outubro aconteceu no distrito de Fernão Dias a bonita festa de Nossa Senhora do Rosário. O evento teve a participação dos congados, uma riqueza cultural que passa de pai para filho.

 

“Eu tinha oito anos de idade quando o meu pai era o rei do congado. Ele faleceu, mas passou pra mim essa tradição. Essa é uma cultura muito bonita que nos temos na cidade”, disse Belton, o rei do congado em Fernão Dias.

Segundo Elvira Edinice, organizadora do evento, a festa de Nossa Senhora do Rosário, com a participação dos congados, já dura mais de 100 anos em Fernão Dias. De acordo com ela, a tradição religiosa é uma das maiores riquezas culturais do município e não pode acabar jamais.

 

“Nossa religiosidade e a cultura popular estão presentes nesse evento ha mais de 100 anos. A gente tem procurado manter viva essa cultura apesar de todas as dificuldades que a gente tem encontrado para isso. Nós criamos ultimamente uma escolinha de congados pra manter vida essa tradição, porque as pessoas vão perdendo o entusiasmo com o passar do tempo, mas a gente não pode deixar isso acabar”, disse Elvira.

De acordo com o Frei Domingos Bento, os congados representam a resistências dos negros contra o racismo que castigava a sociedade.

 

“É uma tradição que foi trazida pelos negros cristãos que era uma gente sofrida e a congada era além do movimento de espiritualidade devocional, um movimento de resistência, mas a chamada cultura branca não aceitava, mas nossa Senhora do Rosário foi a grande força propulsora dessa cultura negra”, ressalta o frei.

 

 Assista a reportagem.

 

 

Please reload

© 2020 Aconteceonline.net - Todos os direitos reservados - Brasília de Minas-MG