Governo vai terceirizar os programas Minha Casa Minha Vida e Pronatec

As duas principais vitrines eleitorais do governo Dilma Rousseff, o Minha Casa Minha Vida e o Pronatec, deixarão de ser bancadas com recursos do Tesouro Nacional em 2016.

De todas as receitas previstas para o Minha Casa Minha Vida no próximo ano, 90% deverão vir do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), fonte de recursos formada com os 8% descontados todo mês dos salários de cada trabalhador com carteira assinada. Não são, portanto, recursos públicos.

A remuneração do fundo para o trabalhador é de 3% ao ano mais Taxa Referencial (TR), muito abaixo da inflação, que já está em dois dígitos.

"O governo pediu uma intervenção no Minha Casa Minha Vida. Agora quem paga esse programa são os trabalhadores brasileiros e isso tem de ficar claro para a população", diz Luigi Nese, representante da Confederação Nacional de Serviços (CNS) no conselho curador do FGTS. O órgão, cuja metade dos membros é indicada pelo governo, aprovou o repasse, em setembro, até para obras em andamento, com o argumento de que era preciso salvar os empregos da indústria da construção.

Nese afirma que o FGTS vai gastar R$ 30 milhões em propaganda para informar os trabalhadores de que o dinheiro do FGTS está sendo usado, a fundo perdido, no Minha Casa.

Outro programa na corda bamba em 2016 se não fossem recursos privados é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), voltado para o ensino técnico e profissional. A presidente prometeu, durante a campanha, que abriria 12 milhões de novas vagas no programa. Com os cortes no Orçamento, o governo, depois de eleito, diminuiu a meta para 5 milhões.

Please reload

© 2019 Aconteceonline.net - Todos os direitos reservados - Brasília de Minas-MG

Please reload

Please reload

Últimas Notícias

Meus Menus

Editorias

Jornal AconteceOnLine

Revista Acontece

TV Acontece

AcontecePlay

 

Rua Júlia Bortelho, 55

Bairro: Araújo

Cidade: Brasília de Minas-MG

Periodicidade Revista Impressa: Semestral

Tiragem: 500 Exemplares

 

Produtos pagos:

*Vídeos Exclusivos - Entrega Imediata

*Revista OnLine - Entrega Imediata

*Revista Impressa - Entrega Semestral

 

FERNANDO ALMEIDA SOUZA-ME

CNPJ: 11.667.778/0001-75

Contato: (38) 99916-0011

                         99146-9321

 

Expediente