top of page

Profissionais de linha de frente reclamam que não foram vacinados contra a Covid-19

Por Fernando Almeida / Jornal Acontece

A cidade de Brasília de Minas foi contemplada com 1.070 doses da vacina CoronaVac para a primeira fase de imunização contra a Covid-19. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Sandro Alex Pereira, o município já recebeu 535 doses e receberá as outras 535, nos próximos dias, garantindo assim a vacinação de 535 pessoas neste primeiro momento.

De acordo com os critérios de prioridades no município, os grupos vacinados nesta primeira etapa são:


“Profissionais da saúde de linha de frente, pessoas com deficiência institucionalizadas, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em asilo e população indígena aldeada”.


A vacinação na cidade começou na quarta-feira, dia 20, e gerou bastante discussão, desde o primeiro dia, acerca das prioridades. Profissionais de linha de frente reclamam da situação.


"Não entendo, porque essa vacina era pra linha de frente da saúde e os funcionários da hemodiálise não foram vacinados, sendo que os primeiros casos aqui em Brasília foram registrados lá. E lá atende muitas pessoas de várias regiões, eu achei muito injusto. No hospital foram vacinados funcionários da copa, almoxarifado, lavanderia, etc e até pessoas cadeirantes que não estavam na sua vez. Achei um descaso com os funcionários da Hemodiálise", diz uma pessoa que pediu para não se identificar.


Os servidores do SAMU também manifestaram insatisfação com a forma em que a vacinação vem sendo conduzida na cidade. São 36 profissionais na base em Brasília de Minas e nenhum teria recebido a vacina.


"Venho aqui reclamar em nome dos profissionais da urgência e emergência do SAMU de Brasília de Minas, que ainda não foram comunicados para a realização da vacina do Coronavírus, lembrando que são profissionais de linha de frente, têm os primeiros contatos com os pacientes suspeitos de Coronavírus, tanto em ocorrência como em transferência inter-hospitalar de pacientes infectados. Então por justiça, teriam que ser uns dos primeiros a tomar a vacina o que não está acontecendo em Brasília de Minas, dando prioridade a outras pessoas que não estão na linha de frente, lembrando que os profissionais do SAMU devem ser vacinados nos seus respectivos municípios", reclama um profissional de linha de frente que também não quis se identificar.


Em resposta ao Jornal Acontece, assessoria de comunicação da prefeitura disse que todas as 535 doses recebidas serão aplicadas agora. De acordo com o município, até o momento foram imunizados todos os profissionais do Hospital Municipal Senhora Santana, na segunda-feira serão vacinados os profissionais da Atenção Primária e no decorrer da semana os profissionais do SAMU, Hemodiálise e CAPS.

67 visualizações0 comentário
Snapshot_45.png
bottom of page