top of page

Procon Regional, com sede em Brasília de Minas, promove revolução no setor de defesa do consumidor

Há pouco mais de um ano, em setembro de 2018, chegava a Brasília de Minas o Procon Regional. A criação do CINDECON - Consórcio Intermunicipal de Defesa do Consumidor - foi uma iniciativa pioneira em Minas Gerais. Idealizado pelo promotor de justiça Dr. Wagner Noronha Neves, que na época atuava na cidade, o projeto foi visto com bons olhos pelos prefeitos da região que abraçaram a causa. Além de Brasília de Minas que é sede do consórcio, as cidades de Japonvar, Luislândia, Ubaí, Campo Azul e Ponto Chique também são consorciadas.

Todas as cidades têm um polo de atendimento com um funcionário específico para atender as demandas de cada localidade. Na sede o CINDECON conta uma estrutura bem completa para solucionar problemas diversos dos consumidores. Os casos que não são solucionados nos polos regionais são encaminhadas para o escritório sede. Na cidade de Brasília de Minas são feitos cerca de 460 atendimentos de defesa do consumidor por ano, além de centenas de orientações que proporcionam aos cidadãos um consumo mais consciente.

As principais demandas atendidas pelo CINDECON envolvem restrições indevidas no SPC/SERASA, empréstimos consignados feitos em nome de idosos sem autorização, fiscalizações em postos de combustíveis, empresas de diversos seguimentos, entre outros. Atuando como uma delegacia do consumidor, o CINDECON tem atendido todas as demandas consumeristas da região.Com os excelentes resultados de 2019 e já consolidado na região, o CIDECON se tornou referência para outras cidades de Minas Grais que estudam a implantação de projetos com esse modelo. Após essa inciativa de sucesso quem ganhou foi o consumidor que passou a ter o apoio de um órgão de defesa que trata de forma correta as lesões sofridas diariamente por atitudes inconsequentes ou má fé de diversas pessoas e empresas.

O atual presidente do CINDECON é o prefeito de Japonvar Leonardo Durães. Em 2018 durante a inauguração ele já previa o sucesso do consórcio inovador. “O CINDECON é um marco. É uma ferramenta importante para todos os municípios integrantes. Foi um processo que demandou tempo e graças a Deus se concretiza. É um grande projeto”, ressaltou.A expectativa do CINDECON é aumentar o número de atendimentos em 2020 e solucionar problemas distintos de milhares de consumidores nas 6 cidades atendidas.


36 visualizações0 comentário
Snapshot_45.png
bottom of page