top of page

Covid-19: Vírus foi trazido para dentro da Hemodiálise por paciente contaminado, diz a instituição

Atualizado: 23 de abr. de 2020

Por Fernando Almeida - Jornal Acontece

Na última segunda-feira (20), a prefeitura de Brasília de Minas confirmou que 4 pacientes, usuários da hemodiálise no hospital municipal Senhora Sant'Ana, testaram positivo para o novo coronavírus. Todos os pacientes são de outros municípios: 2 deles de São Francisco, 1 de Icaraí e 1 de São Romão.


O fato de todas essas pessoas serem usuárias da hemodiálise gerou muito especulação aqui na cidade e nos outros 2 municípios envolvidos, sobre uma possível contaminação dentro da unidade. Nesta quarta-feira (22) pela manhã, por deliberações do Comitê Gestor de Prevenção à Covid-19, a Prefeitura em Brasília de Minas cobrou da gestão da hemodiálise explicações sobre os protocolos de segurança seguidos pela instituição durante a pandemia. O município pede ainda que a hemodiálise providencie testes para os profissionais que trabalham no local.


Em nota, o médico Nefrologista e Diretor Clínico da Hemodiálise, Dr. Sérgio Fabiano, foi enfático ao afirmar que a unidade não foi o foco da contaminação. "NÃO SURGIU NA HEMODIÁLISE. O vírus foi trazido para dentro da hemodiálise por um paciente contaminado em um município vizinho", ressalta o gestor. O médico disse que todo o histórico dessas contaminações será devidamente esclarecido. "Daremos mais detalhes em data posterior", disse.


Sobre o pedido de esclarecimentos, por parte da Prefeitura, Dr. Sérgio Fabiano disse que a Secretaria Municipal de saúde já tem conhecimento dos protocolos padrão seguidos pela Hemodiálise.


"No mês de março, diante dos riscos da pandemia de Covid 19 aos estabelecimentos de saúde, em particular às unidades de hemodiálise, adotamos um protocolo com rotinas a serem seguidas nessa situação. Estabelecemos as rotinas e comunicamos o protocolo adotado em 24 de março de 2020 à Secretaria Municipal de Saúde", frisou o diretor.



Veja a nota da Hemodiálise na íntegra


Esclarecimento da Unidade de Hemodiálise de Brasília de Minas sobre a Covid-19: No mês de março, diante dos riscos da pandemia de Covid 19 aos estabelecimentos de saúde, em particular às unidades de hemodiálise, adotamos um protocolo com rotinas a serem seguidas nessa situação. Estabelecemos as rotinas e comunicamos o protocolo adotado em 24 de março de 2020 à Secretaria Municipal de Saúde.

No dia 16 de abril, com apoio da Secretaria de Saúde de Brasília de Minas, foram colhidos exames de PCR de 4 pacientes com sintomas leves mas compatíveis com a doença. Os 4 testaram positivo para a Covid 19, conforme fomos comunicados pelo comitê local criado na cidade, sendo 3 desses portadores de diabetes e todos eles hipertensos.Desde a suspeição, os pacientes em questão estão recebendo o tratamento de forma isolada, com a utilização de paramentação especial e dialisadores de uso único, seguindo orientação do Ministério da Saúde. Importante esclarecer alguns pontos:

1 - O primeiro óbito que ocorreu em Brasília de Minas , no hospital municipal, procedente de Varzelândia, ao que nos consta, não tem nenhuma relação com a unidade de hemodiálise, não era paciente com doença renal grave e não tivemos contato com ela

2 - O primeiro caso, ou caso índice, entre os 4 da unidade, NÃO SURGIU NA HEMODIÁLISE. O vírus foi trazido para dentro da hemodiálise por um paciente contaminado em um município vizinho e daremos mais detalhes em data posterior.

3 - Todos os pacientes da unidade estão sendo orientados quanto à importância das medidas de afastamento social e higiene e monitorados. Em caso de sintomas compatíveis ,será feita notificação e realização de exames com o apoio do município de origem.

4 - Apesar da preocupação de todos, inclusive da equipe de saúde, permanecemos firmes e ativos na assistência a todos os pacientes , pois o tratamento é imprescindível à vida dessas pessoas. Estamos contando com o apoio da gestão municipal e também estamos integralmente à disposição para colaborar no combate à Covid 19 e às demais mazelas na área de saúde. Contamos também com o bom senso dos veículos de comunicação e da população no sentido de informar corretamente e evitar a disseminação de boatos, de forma a tranquilizar pacientes, seus familiares e a comunidade em geral. Agradecemos o apoio de todos. Atenciosamente *Sérgio Fabiano Ferreira *Unidade de Hemodialise de Brasília de Minas.



Na íntegra também as deliberações do comitê gestor de enfrentamento à pandemia




2.662 visualizações0 comentário
Snapshot_45.png
bottom of page