Publicidade
As vendas online dispararam no mundo durante a pandemia. Uma das multinacionais de maior credibilidade no mundo é a Amazon. No Brasil o volume de vendas da empresa é extraordinário e o grau de satisfação das pessoas fantástico.
A história da Amazon começa em 1994, quando Jeff Bezos decidiu ter um próprio negócio. Visionário, o fundador da Amazon não sabia exatamente o que vender, mas sabia que todo seu negócio seria construído na internet. Não é à toa que a Amazon ganhou o mundo e inovou o conceito de vendas pela internet.
Atualmente, a empresa já expandiu para outras áreas, como a produção de produtos próprios, oferta de serviços, entre outras estratégias comerciais que tem deixado gigantes da tecnologia preocupados, como o Google.
Início das Vendas da Amazon Brasil
Inicialmente, a Amazon vendia apenas livros e produtos próprios, como o Kindle, em seu site brasileiro. Foi, a partir de janeiro de 2019, que a empresa passou a vender produtos em outras 11 categorias, tais como: brinquedos, produtos de beleza, cuidados pessoais, utensílios de cozinha, informática, eletrônicos, e muitos outros.
Antes disso, a Amazon tinha liberado a venda por marketplace no Brasil em 2017. Na época, vendedores de todo o país já podiam vender produtos de diferentes categorias no site. No entanto, agora há também a possibilidade de comprar muitos desses produtos diretamente na loja, sem passar pelo sistema marketplace.
Inclusive, o expansão da Amazon no e-commerce nacional causou insatisfação em pequenas empresas que vendem pela internet. Isso porque a Amazon compra em grande quantidade e consegue condições de preço diferenciadas, inviabilizando a competitividade de concorrentes menores.
Serviços Oferecidos pela Amazon no Mundo
A Amazon oferece muitos serviços no mundo todo, mas os principais são: serviços web fornecidos pela Amazon Web Services, serviços de streaming, que correspondem ao Amazon Prime, e a Amazon Alexa, criada para trabalhar como assistente virtual.
Comments