top of page

Brasília de Minas tem primeiro caso de Covid-19 confirmado. Mulher de 75 anos faleceu no dia 15/04

Atualizado: 22 de abr. de 2020

Por Fernando Almeida - Jornal Acontece

O município de Brasília de Minas confirmou, neste sábado (18/04), o primeiro caso de Coronavírus registrado no hospital da cidade. O resultado do exame, positivo para a Covid-19, saiu no início da noite de hoje.


De acordo com Frederico Matos Queiroz, Coordenador de Vigilância em Saúde e Epidemiologia, trata-se de uma mulher da cidade de Varzelândia que estava internada no hospital de São João da Ponte e foi transferida para o hospital municipal Senhora Sant'Ana de Brasília de Minas no dia 15 deste mês. Ao chegar com todos os sintomas do novo coronavírus e com um quadro já avançado da doença, a paciente foi direto para a UTI. Poucas horas após ser colocada no respirador mecânico, a mulher veio a óbito.


Segundo Frederico, todo o protocolo para o atendimento de pacientes com suspeita de coronavírus foi seguido pelo hospital. Os profissionais, de acordo com ele, usaram todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capotes, óculos, luvas e máscaras. Ele informou também que todas essas pessoas que trabalharam no plantão de 15/16 de abril estão sendo comunicadas do fato e serão monitoradas. Alguns profissionais podem ser testados para saber se houve contágio. Frederico disse que o município já conta os testes RT-PCR que são muito precisos e se for necessário, eles serão usados na testagem dos profissionais que tiverem essa indicação. O resultado, segundo ele, saí em 48 horas.

A mulher que testou positivo para a Covid-19 fazia parte do grupo de risco. O coordenador sanitário disse que ela tinha 75 anos e comorbidades preexistentes. Frederico falou também que a paciente tinha histórico de viagem recente à cidade de São Paulo, região endêmica de coronavírus no país.


De acordo com a Prefeitura de Brasília de Minas, até o momento são 58 notificações de coronavírus na cidade. 8 casos foram descartados por exames, 4 seguem aguardando resultados e 45 pessoas são monitoradas em isolamento domiciliar. Com a morte dessa paciente que testou positivo, não existe nenhum caso suspeito internado no hospital da cidade neste momento.




5.948 visualizações0 comentário
Snapshot_45.png
bottom of page