top of page

Brasília de Minas recebe dinheiro destinado ao setor cultural por meio da Lei Aldir Blanc

Atualizado: 26 de mai. de 2022

Por Jornal Acontece / Da redação

A Secretaria Municipal de Cultura e Juventude informou que recebeu na última sexta-feira, 25, o recurso para executar a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc em Brasília de Minas, dinheiro repassado pelo Governo Federal em socorro aos artistas do país, devido à pandemia da Covid-19. O município foi contemplado com o valor de 253.870,87. Segundo a secretaria uma ampla pesquisa na área cultural proporcionou a aprovação do projeto do município e o recebimento do recurso.


"O plano de ação brasilminense aprovado junto à Plataforma +Brasil, que rege a aplicação do repasse, foi resultado de uma ampla e complexa pesquisa feita pelos colaboradores da secretaria de cultura nas mais diversas e remotas regiões do município, além de muita escuta do setor cultural e de intensa articulação entre os empreendedores culturais e artistas da cidade", disse a secretaria.

A pasta informou ainda que parte do recurso será destinada à manutenção dos espaços artísticos culturais, outra parte para editais, chamamentos públicos e prêmios que serão distribuídos em várias áreas temáticas, entre elas: Audiovisual, Patrimônio, Circo, Teatro, Música, Dança, Equipamentos Culturais, Literatura, Feiras, Artes Visuais entre outras.


A secretaria de Cultura disse também que visando simplificar e desburocratizar o processo, pessoas da área artística foram convidadas para participarem da distribuição dos recursos.


"Foi criado um Comitê Gestor, que é paritário, formado por integrantes de diversos segmentos associados à cadeia produtiva cultural do município e representantes do poder público. Toda essa sistemática foi feita para oferecer um processo com ampla transparência, justiça e equidade", frisa.

A cadeia produtiva cultural do município também poderá pleitear os recursos geridos pelo Estado de Minas Gerais que são os pagamentos referentes aos auxílios emergenciais da categoria, sendo 3 parcelas mensais de R$600.00.




279 visualizações0 comentário
Snapshot_45.png
bottom of page