top of page

Brasília de Minas chega a 100% de ocupação dos leitos UTI Covid e pode decretar toque de recolher

Por Fernando Almeida / Jornal Acontece

O secretário de saúde de Brasília de Minas, Sandro Alex Pereira, informou agora a pouco ao Jornal Acontece que o Hospital Municipal Senhora Sant'Ana atingiu, nesta quarta-feira (3), a capacidade máxima de atendimento aos pacientes com Coronavírus. De acordo com o secretário 100% dos Leitos UTI Covid estão ocupados neste momento.


Um documento da direção do hospital, que vazou antes de ser publicado pelas autoridades, e que já circula nas redes sociais, mostra a gravidade da situação. De acordo com o comunicado do diretor da instituição, o hospital de Brasília de Minas não tem mais capacidade para atendimento aos pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19.


"Informamos que colocamos à disposição o Plano de Contingência Interno para garantir a atenção aos pacientes que já se encontram aos cuidados do hospital, interrompendo temporariamente novos atendimentos relacionados à Covid-19", diz o documento.



LEITOS DE UTI


O secretário de saúde disse que Brasília de Minas tem atualmente 10 leitos UTI Covid, todos ocupados, e 10 leitos UTI não Covid. Segundo ele, os leitos não Covid que ainda não estão ocupados não podem ser usados para o tratamento de pacientes com Coronavírus.


Sandro Alex disse que existe, no momento, um conjunto de ações, com o apoio do Ministério Público de Montes Claros e Brasília de Minas para a ativação de 10 leitos UTI Covid no hospital. Segundo ele, o município tem todos os equipamentos para a ativação desses novos leitos, principalmente os respiradores, mas não tem ainda os monitores.


Uma reunião on line que será realizada hoje, entre a secretaria municipal de saúde de Brasília de Minas, Gerência Regional de Saúde de Januária (GRS) e os promotores de justiça Dr. João Paulo (Brasília de Minas) e Dr. Daniel Lessa (Montes Claros) pode agilizar esse processo de aquisição dos equipamentos.


"Pretendemos reativar esses leitos o mais rápido possível. Temos os espaço e as condições para isso", disse Sandro Aex.



TOQUE DE RECOLHER


Sobre as ações que serão tomadas, o secretário disse que agora a tarde será realizada uma reunião com a participação dos gestores de saúde do município, Polícia Militar e CDL para a adoção de medidas restritivas, entre elas há a possibilidade de adoção do toque de recolher.


Segundo Sandro Alex, Brasília de Minas deve adotar medidas bem parecidas com as que estão em vigor em Montes Claros. Ele informou também que está sendo articulado um acordo entre os prefeitos da região para as restrições sejam as mesmas nas cidades de Brasília de Minas, Ubaí, Campo Azul, Icaraí, São Francisco e Luislândia.






1.221 visualizações0 comentário
Snapshot_45.png
bottom of page