top of page

Família Silqueira, mordomos do mastro festa de senhora Sant'Ana 2017


No final do século XIX, em meados de 1890, chega aqui nas terras de Sant’Ana, Theóphilo Lopes Silqueira, tornando-se o primeiro da família Silqueira a pisar por estas terras. Posteriormente, casa-se com Dona Antônia Scognamiglio, filha de imigrantes italianos que também haviam se estabelecido em Sant’Anna de Contendas. Dessa união, forma-se uma família de cunho cristão, católica em sua maioria, devotos de Senhora Sant’Ana e que teve o privilégio de ter sido acolhida e evangelizada segundo os ensinamentos de Jesus Cristo. E foi exatamente aqui, nestas terras de Sant’Ana, mais precisamente nesta praça e nas praças vizinhas, aos pés desta Matriz de Sant’Ana, o berço da nossa história. Em volta deste templo foram construídas as nossas residências, nossas amizades e o nosso cotidiano.

Praticante da sua fé e participativa em todas as atividades religiosas dessa paróquia, a família Silqueira vem, ao longo dos anos, contribuindo com o trabalho de evangelização nessa paróquia. Fomos testemunhas oculares da construção dessa Matriz, dos jardins em seu entorno e participantes ativos do trabalho realizado por essa igreja. A contribuição dessa família se estendeu à educação e também à cultura desse lugar. Umas das preciosidades de Brasília de Minas, a Banda Euterpe, que hoje e sempre vem abrilhantando os eventos religiosos e culturais daqui, foi criada por Ramiro Lopes Silqueira, maestro e músico de singular talento.

Cremos que tudo isso nos foi concedido pela graça de Deus e intercessão da Senhora Sant’Ana, mãe de Maria Santíssima e avó de Jesus Cristo: mulher de fé, fiel a Deus, catequista de Nossa Senhora, a quem ensinou as Sagradas Escrituras. E essa catequese tem perpetuado entre nós.


Por tudo isso, é com grande honra e imensa alegria que hoje, nós, a família Silqueira, estamos aqui para prestar a nossa homenagem à Senhora Sant’Ana. Queremos com essa homenagem demonstrar o nosso amor, o nosso respeito, a nossa devoção e gratidão pelo acolhimento da nossa família.

E é com imenso orgulho que podemos reafirmar o lema da Paróquia de Sant’Ana em sua comemoração dos 185 anos de evangelização em Brasília de Minas: Nós também fazemos parte dessa história.


Texto: Conceição Almeida Silqueira

Dados históricos: Daniel Oliva de Lélis




294 visualizações0 comentário
Snapshot_45.png
bottom of page