top of page

Criança transferida de Brasília de Minas para BH em estado grave sai da UTI


Por Fernando Almeida

Manuela Barbosa de Araújo de 7 meses de idade estava internada no Hospital Municipal Senhora Sant’Ana com pneumonia, em estado grave. Segundo o coordenador médico do SAMU Daniel Ramos, a garotinha apresentou uma parada cardíaca e foi ressuscitada ainda no hospital local. “Ela foi ressuscitada e estava grave, intubada necessitando de vaga em uma UTI”, explicou.


O padrasto da mãe da criança, Miguel Alexandre, que mora em São Paulo, disse que Manuela deu entrada no hospital de Brasília de Minas na quarta-feira (03/05) pela manhã. De acordo com ele, o quadro da garota se agravou e ela passou a respirar por ajuda de aparelhos. Como em Brasília de Minas não tem as condições adequadas para tratar crianças com quadro de saúde grave, devido à falta de UTI Neonatal, começou uma busca desesperada da família para transferir Manuela para outra cidade. 4 dias depois de uma corrida contra o tempo, a família conseguiu a remoção da menina.

A paciente foi de Brasília de Minas até Montes Claros em uma unidade móvel do SAMU. De Montes Claros a Belo Horizonte Manuela foi levada por meio de transporte aéreo. A transferência aconteceu no dia 7 de maio em uma ação coordenada entre o Hospital Municipal Senhora Sant’Ana, SAMU Macro Norte, Central de Leitos de Minas Gerais, entre outros. Manuela foi internada na UTI Neonatal do Hospital João XXII na capital mineira. No dia 24 de maio a família informou ao Jornal Acontece que a pequena Manuela saiu da UTI e se recupera bem.



897 visualizações0 comentário
Snapshot_45.png
bottom of page