top of page

Dia de combate ao abuso sexual de crianças é celebrado em Brasília de Minas


Comemorar para alertar! Esse é o objetivo das ações desenvolvidas em todo o país no dia 18 de maio. Em Brasília de Minas as celebrações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes ocorreram na manhã desta quinta-feira na Praça Padre Magalhães. Luciana Rocha, psicóloga do CREAS, destacou a importância desse dia.


“O 18 de maio é muito importante pra toda a comunidade para que a gente possa disseminar orientações tanto para a população quanto para as crianças e adolescentes de uma forma que eles vão compreender a situação do enfrentar, do dizer não para as pessoas e também para que eles possam compreender as formas de proteção garantidas pelo estado, principalmente pela lei que é o estatuto da criança e do adolescente”, disse.


Segundo a psicóloga o perigo pode estar bem próximo. De acordo com ela, os agressores normalmente são pessoas que convivem diariamente com as crianças, na maioria das vezes, parentes ou amigos da família. Luciana diz que uma criança que sofre esse tipo de violência apresenta sinais de fácil percepção: “Os sinais são choro sem motivo, dificuldade para se alimentar, não gostar mais de brincar, problemas de saúde sem causa aparente e a criança começa a se isolar. Percebendo essas mudanças é preciso investigar”, alerta.

De acordo com Amanda Cangussu, secretária municipal de assistência social, foram dois dias de evento. No dia 17 teve uma blitz educativa e no dia 18, diversas atividades entre apresentações artísticas, música, conversas com a psicóloga e historinhas. Tudo feito na media certa para atingir o objetivo de informar as crianças e não assustar. “É um tema que tem que ser tratado com bastante delicadeza”, disse Amanda.


Segundo a secretária, as políticas públicas do município voltadas para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes estão de portas abertas para atender todas as demandas.


“Nós temos o disque 100, o Conselho Tutelar, o CRAS e o CREAS. Estamos sempre de portas abertas para receber as denuncias e faremos a averiguação necessária para saber se acontece ou não algum caso de abuso ou exploração sexual de criança ou adolescente”, frisa.

A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico.


Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.



84 visualizações0 comentário
Snapshot_45.png
bottom of page