top of page

Criança com quadro grave de pneumonia é transferida de Brasília de Minas para BH


Uma criança de 7 meses que estava na UTI de Brasília de Minas foi transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI Neonatal) do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. A menina que se chama Manuela Barbosa de Araújo foi internada no Hospital Municipal Senhora Sant’Ana com pneumonia. Segundo o coordenador médico do SAMU Daniel Ramos, a garotinha apresentou uma parada cardíaca e foi ressuscitada ainda no hospital local. “Ela foi ressuscitada e estava grave, intubada necessitando de vaga em uma UTI”, explicou.

Segundo o prefeito de Brasília de Minas, Geélison Silva, a transferência de Manuela para Belo Horizonte ocorreu por meio de uma força tarefa em que vários profissionais se envolveram para proporcionar um tratamento adequado à garota, uma vez que Brasília de Minas não tem UTI Neonatal.


A paciente foi de Brasília de Minas até Montes Claros em uma unidade móvel do SAMU. De Montes Claros a Belo Horizonte Manuela foi levada por meio de transporte aéreo. A remoção da menina aconteceu nas primeiras horas deste domingo, em uma ação coordenada entre o Hospital Municipal Senhora Sant’Ana, SAMU Macro Norte, Central de Leitos de Minas Gerais, entre outros.

Os profissionais envolvidos na remoção e todas as pessoas que contribuíram para a transferência da garotinha ficaram extremante felizes por poder contribuir com a ajuda humanamente possível. “Nós não salvamos as pessoas. Quem salva é Deus, mas é muito bom ser a mão de Deus”, ressaltou o coordenador médico do SAMU, Daniel Ramos.


O padrasto da mãe da criança, Miguel Alexandre, que mora em São Paulo, disse que Manuela deu entrada no hospital de Brasília de Minas na quarta-feira (03/05) pela manhã. De acordo com ele, o quadro da garota se agravou e ela passou a respirar por ajuda de aparelhos. Como em Brasília de Minas não tem as condições adequadas para tratar crianças com quadro de saúde grave devido à falta de UTI Neonatal, começou uma busca desesperada da família para transferir Manuela para outra cidade.

Miguel classifica como anjos as pessoas que contribuíram para a transferência da Manuela. Segundo ele, a família não tem nem palavras para agradecer a todos os profissionais que praticaram essa boa ação.


Fonte: Moc Notícias

Fotos: Moc Notícias / Arquivo Familiar.






1.285 visualizações0 comentário
Snapshot_45.png
bottom of page