top of page

Realizada Consulta Pública para definir cursos técnicos em Brasília de Minas


No dia 2 de junho foi realizada uma consulta pública em Brasília de Minas para alinhamento dos cursos a serem ofertados pela escola técnica do programa Brasil Profissionalizado, que está sendo construída no município. A consulta foi realizada pelo governo de Minas, através das secretarias de Estado de Educação (SEE) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), em parceria com a Prefeitura de Brasília de Minas. O evento teve como objetivo apresentar as propostas de cursos profissionalizantes a serem oferecidos na unidade e ouvir a comunidade.


Na primeira parte da reunião foi realizada a apresentação do programa Brasil Profissionalizado, da estrutura da escola técnica, das fases e conclusão da obra e, em seguida, teve a apresentação dos estudos sobre os cursos, quando a comunidade pôde apresentar sugestões.

O analista de educação, Cléber Oliveira, fez uma explanação sobre uma pesquisa feita com jovens da rede pública de ensino e apresentou algumas opções de cursos que seriam mais importantes para os estudantes da região.


“Os cursos apresentados pelo Programa Brasil Profissionalizado destoa daquilo que de fato interessa os jovens, então nós fizemos uma oficina e propusemos que os jovens dissessem quais os cursos que eles têm interesse que sejam implantados em Brasília de Minas. Com isso nós percebemos que aqueles cursos apresentados inicialmente não interessam os jovens, eles querem mais opções de estudos voltadas para a tecnologia, então fizemos esse levantamento e mostramos para a coordenação para que a gente possa chegar a um consenso”, disse Cléber Oliveira.

A escola técnica de Brasília de Minas é uma das 13 unidades que estão sendo construídas em Minas Gerais, numa parceria entre o governo federal e estadual.


Para a construção da unidade foram investidos cerca de R$ 8 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e de aproximadamente R$ 3 milhões provenientes do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Em contrapartida, o Município é responsável pela doação do terreno, pavimentação do acesso e disponibilidade de redes de água, esgoto e energia elétrica.


O prefeito Jair Oliva Júnior disse que a obra deve ser concluída neste ano de 2016. “É uma obra complexa que a gente luta por ela há uns seis anos, mas agora nós vencemos pendencias importantes e os recursos já estão alocados, dependendo apenas da agilidade da construtora, por isso acreditamos na possibilidade de terminar essa obra até o final deste ano”, disse Jair Oliva.


37 visualizações0 comentário
Snapshot_45.png
bottom of page