Em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano – 19 de maio -, o Banco de Leite Humano do hospital municipal Senhora Santana de Brasília de Minas promoveu, durante toda a semana, uma campanha de incentivo ao aleitamento materno e à doação de leite humano.
"O Dia Nacional de Doação de Leite Humano é o momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano e uma iniciativa a mais para a proteção e promoção do aleitamento materno – ressalta a nutricionista Gracyele Cangussu, coordenadora do Banco de Leite do hospital municipal Senhora Sant'Ana.
Na quinta-feira (19), para marcar a data nacional, a equipe do Banco de Leite, profissionais da secretaria municipal de Saúde e estudantes dos cursos técnicos de enfermagem realizaram uma blitz educativa em frente ao hospital, com objetivo de informar aos cidadãos brasilminenses sobre os benefícios do aleitamento materno e o trabalho desenvolvido pelo Banco de Leite, buscando incentivar a adesão de novas doadoras, uma vez que tem aumentado cada vez mais a demanda no hospital.
Ainda com a participação dos estudantes do curso técnico de enfermagem, a equipe do Banco de Leite realizou a sensibilização das puérperas e nutrizes internadas no alojamento conjunto do hospital Senhora Sant'Ana, além de funcionários, visitantes, acompanhantes, pacientes que aguardavam atendimento, e ao público externo.
Fotos: Portal Elson Lage
Na ação, de forma lúdica, foram utilizados balões e cartazes e distribuídas cartilhas do Ministério da Saúde com orientações sobre doação de leite materno.
- A doação de leite materno salva a vida de milhares de crianças prematuras no Brasil. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamento que interfira na amamentação e na doação – orienta a coordenadora do Banco de Leite Humano.
No encerramento da campanha, foram entregues os diplomas para as mães doadoras. De acordo com a nutricionista, essa reconhecimento tem como objetivo mostrar para as doadoras a importância deste ato.