top of page

Seminário de Bovinocultura reúne produtores rurais em Icaraí de Minas


Recuperação de Pastagens, Produção de Leite e de Bezerros e Como Produzir Silagem de Qualidade, foram os temas abordados no II Seminário sobre Atividades Agropecuárias na Bovinocultura, realizado em Icaraí de Minas no último dia 27 de abril, e a feira agropecuária acontecida nos dias 28 e 29/4/16 respectivamente.


O Seminário é uma organização da Emater-MG, em parceria com o Governo de Minas e com o programa Minas Leite e fez parte da programação da XI Vaquejada da cidade que este ano comemora 24 anos.


Para Luiz Aroldo Oliveira Almeida, coordenador técnico regional de bovinocultura, Onias Guedes Batista, extensionista agropecuário e Arlene Pereira, Extensionista Bes, realizar um evento como este na região proporciona aos produtores rurais conhecimento e aplicabilidade para que cada vez mais melhorem a produção e invistam no negócio local. “A gente já percebe o produtor mais preocupado tanto com a genética quanto com a alimentação do gado, buscando reservas para a seca e sustentabilidade”, afirma Luiz Aroldo.


Segundo José Reinaldo Mendes Ruas, palestrante e professor da Unimontes Janaúba, o evento é uma oportunidade do produtor incorporar novas tecnologias para trabalhar as adversidades da região. “Aqui temos um evento realista! Tudo o que foi apresentado certamente esclareceu dúvidas da maioria dos pecuaristas, uma vez que todos vivem a mesma realidade”, afirma.

O produtor rural João Antônio de Almeida aprovou a realização do seminário em Icaraí. “Eventos como este na cidade a gente não pode perder de jeito nenhum. Aqui tive um “norte” com informações valiosas. Nunca havia pensado em fazer o consórcio de milheto com capim, por exemplo. Certamente na próxima safra vou trabalhar de forma mais segura e tranquila”, disse.


O zootecnista João Newton Pereira Lopes ministrou palestra sobre a recuperação de pastagens. “Manter o gado bem alimentado e nutrido durante todo o ano é uma tarefa difícil, que exige empenho e persistência, principalmente em uma região como a nossa. A escolha da semente adequada e a busca de alternativas e novas técnicas são fundamentais para que em períodos mais críticos, o produtor esteja preparado e com reservas suficientes para o alimento do rebanho”, afirmou.


Ainda na programação das palestras, o Zootecnista Edson Poppi falou sobre como produzir silagem de qualidade. Ele esclareceu muitas dúvidas dos produtores sobre a prática da ensilagem do Milho, sorgo e Cana.


Ainda dentro das diversas atividades da programação que foi até o dia 01 de maio, o evento também contou com a 1ª Feira de Touros Zebuínos do Programa Pró Genética e de vacas leiteiras, onde os produtores de leite tiveram o oportunidade de adquirir animais de qualidade genética superior, em condições facilitadas.

23 visualizações0 comentário
Snapshot_45.png
bottom of page