top of page

Politicas públicas culturais em Brasília de Minas ganham destaque no estado

Brasília de Minas vem se destacando no estado de Minas Gerais pela implementação de políticas públicas voltadas para a cultura. Com o apoio da prefeitura municipal foi inaugurada em Agosto de 2013 a Casa de Cultura Contendas. Ao longo de seus quase três anos de existência, a casa se encarregou de oferecer de forma gratuita a toda comunidade brasilminense cursos artísticos como grafite, música, teatro, bordado, capoeira, artesanato e outros. Sem falar ainda, de grandes eventos que compõem o calendário cultural da cidade: Semana Literária, encontro de capoeira, o rock na Cultura, inúmeras apresentações de teatro e shows musicais que tem deixado Brasília de Minas mais alegre nestes últimos anos.

Ricardo Simões e Leo Mattus com o secretário estadual de Cultura Ângelo Oswaldo


O grande destaque desta iniciativa que acabou por virar referência no estado de Minas é a forma como este trabalho funciona, isto é, uma PPP - Parceria Público Privada. Parceria esta, estabelecida entre a Prefeitura Municipal por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude e a Associação Comunitária Trupe. Segundo relatos do secretário municipal de Cultura e Juventude, Ricardo Simões, a parceria funciona de forma integrada, onde a prefeitura municipal arca com todos os custos administrativos do espaço, como aluguel, água, luz, telefone, funcionários e materiais de consumo, enquanto a Associação Trupe, através de projetos captados nos programas de fomento a cultura, assim como na colaboração da iniciativa privada e por meio de voluntariado junto a pessoas físicas, encarrega-se de promover as ações artístico-culturais do espaço.

Ricardo Simões e Léo Mattus recebendo Prêmio Cena Minas


“A importância e ganho significativo deste modelo de gestão compartilhada é a cumplicidade e o senso de pertencimento que a sociedade tem para com as ações promovidas, pois tenho percebido ao longo de minha vida na cultura que, quando o poder público age de forma centralizada, o único respaldo que se tem é a insatisfação coletiva. Já quando inserimos a opinião e participação coletiva, até o público espectador é bem mais generoso. Isto é em que acredito de fato, ou seja, politica pública e não politica de governo.” Disse.


Simões acrescentou, ainda, que para o corrente ano está garantido recursos para um pacote de ações contempladas junto a programas de fomento a cultura, como O Fundo Estadual de Cultura-FEC com o projeto LevAR-TE à Casa Programação 2016, O Cena Minas: Prêmio do Governo do estado para as artes Cênica e também nos informou em primeira mão que a Casa de Cultura acabou de ser certificada pelo Ministério da Cultura Como “Ponto de Cultura”, o que significa recursos para manutenção do espaço com recursos específicos do governo federal. Boa noticia até para as próximas gestões, que com certeza darão prosseguimento para este legado.


Contudo, estas ações darão inicio já no dia 13 de Maio, com o lançamento do projeto LevAR-TE à Casa - Programação 2016, onde será levado a toda comunidade atrações artísticas, como espetáculos teatrais, shows musicais e manifestações de culturas tradicionais. As ações são bem vistas por autoridades políticas do estado de Minas Gerais. No lançamento do projeto LevAR-TE à Casa acontecerá um ato público onde o prefeito de Brasília de Minas, Jair Oliva Júnior, receberá de autoridades de governo o título “Prefeito Amigo da Cultura”.

26 visualizações0 comentário
Snapshot_45.png
bottom of page