top of page

Jovem tira 980 pontos na redação do Enem 2015; uma das maiores notas do país


A jovem Ana Paula Oliva de 17 anos, conseguiu uma das melhores notas do país na redação do Enem. A aluna da escola estadual Sant’Ana de Brasília de Minas é estudante do 3º ano e participou do Enem 2015 como treinante.


A estudante disse que quem deseja fazer uma boa redação precisa ter um alto grau de criticidade. Segundo ela é preciso que os estudantes tenham cuidado com os conhecimentos de senso comum.


“O Brasil não é uma população de leitores, então não existe um senso crítico muito grande, por isso a pessoa tem que ter cuidado para não acabar sendo alienada com aquilo que a maioria segue”, alerta.


Ana Paula destacou a importância da mídia na formação do estudante, mas de acordo ela é preciso cuidado para não cair em armadilhas de uma imprensa que às vezes é sensacionalista e alienada.


“É muito importante que a pessoa mescle diferentes tipos de veículos como Veja, site da Globo ou então numa perspectiva mais de esquerda como Carta Capital, revista Fórum e outros pra que ela possa formar uma opinião mais crítica”, diz.


Para Ana Paula a internet pode ser uma grande aliada do estudante: “É importante que os jovens busquem na internet, não só aquilo que é futilidade, mas sim o conhecimento. Além de entretenimento é importante que o jovem busque páginas que falem sobre política para que possa ter um conhecimento vasto sobre o que acontece no país, porque a política brasileira é um reflexo da sociedade e se a pessoa não se informa ela acaba perpetuando os problemas que existem no Brasil”, disse.


Ler, de acordo a estudante, é a melhor dica para uma boa redação no Enem “O importante é ler muito mesmo, com isso o aluno melhora a escrita e aumenta o conhecimento para argumentar a favor ou contra o tema proposto”, ressalta. A prática da escrita também precisa ser constante. “Eu fazia duas redações por semana e isso me ajudou muito porque ao fazer a redação eu descobria quais eram os meus erros e procurava corrigi-los”, completa Ana Paula.

A diretora do colégio Sant’Ana, Edleusa Cangussu, disse que Ana Paula é uma aluna exemplar e contribui para a melhoria da educação proporcionada pela escola.


“É uma honra ter Ana Paula como aluna, não só pelo resultado que ela obteve, mas porque ela é uma aluna que acrescenta. Motiva não só os professores a buscar conhecimento, mas também os colegas. Muitos estudantes da nossa escola se inspiram nela e isso é muito gratificante. Uma aluna como Ana Paula sempre vai acrescentar para a escola, pois nós temos que dar respaldo para estudante com esse grau de conhecimento e interesse”, disse Edleusa.


Veja entrevista da estudante Ana Paula e da diretora Edleusa na Rádio Clube FM.

103 visualizações0 comentário
Snapshot_45.png
bottom of page