top of page

Polícia Militar e Prefeitura se reúnem para discutir questões relacionadas ao trânsito


Na tarde desta terça-feira (5) houve uma reunião entre o diretor de trânsito do município de Brasília de Minas, Alexandre Almeida Câmara e o comandante da polícia militar, Tenente Sílvio. Em pauta estavam questões relacionadas ao trânsito na cidade. A reunião acontece um dia após o vereador Arnaldo Xavier falar na tribuna da câmara municipal que Brasília de Minas teria se transformado em uma fábrica de multas.


De acordo com o Tenente Sílvio, o aumento do número de multas é devido à fiscalização que tem ocorrido de fato na cidade, o que praticamente não acontecia em Brasília de Minas. O comandante ressalta que essa fiscalização não objetiva punir o cidadão, mas sim garantir a segurança das pessoas que transitam pela cidade.


“A prioridade é a segurança do cidadão. O policiamento que circula no centro da cidade para efetivar essa segurança da coletividade, também fiscaliza o trânsito, e a postura dos motoristas que não obedecem às leis do trânsito tem contribuído para esse número mais elevado de multas”, disse.


O Tenente Silvio disse ainda que a PM realizou campanhas educativas antes de começar aplicar as multas para mostrar aos motoristas a importância de andar de forma regular. Ele alerta que as pessoas podem ser multadas também pela falta do uso do cinto de segurança e por dirigir falando ao celular.


O vereador Arnaldo Xavier disse que na semana retrasada teriam sido aplicadas cerca de 300 multas aqui na cidade. O Tenente Sílvio rebate, de acordo com ele, esse número não é real. “Talvez nem durante um mês aconteça tantas multas assim”, declara. O comandante acredita que a tendência é de que o número de multas diminua daqui pra frente. “A função da multa é educativa e a tendência é diminuir”, diz.


De acordo com o Tenente Sílvio, o monitoramento da polícia militar em pontos estratégicos do centro da cidade trouxe tranquilidade para os comerciantes, pedestres e também os motoristas que circulam em Brasília de Minas. “O índice de violência diminuiu significativamente com a nossa atuação”, ressalta.

Com relação às placas de proibido parar e estacionar e também as placas de carga e descarga, o diretor municipal de trânsito, Alexandre Almeida Câmara, disse que não existe irregularidade e sim uma necessidade do trânsito de Brasília de Minas que não é mais o mesmo de tempos atrás.


“Hoje circulam em Brasília de Minas cerca de 15 mil veículos por dia. A cidade faz parte de um consórcio intermunicipal de saúde que atende mais de 18 municípios e isso sobrecarrega o trânsito. A sinalização só veio para melhorar o trânsito da nossa cidade”, disse. “Nós temos hoje apenas 4 pontos com placas de carga e descarga, que são locais para as carretas grandes pararem para o desembarque de mercadorias, antes não existiam esse locais e isso só complicava o trânsito”, completa o diretor.


Segundo Alexandre o número de acidentes no centro de Brasília de Minas diminuiu devido à reorganização e sinalização do trânsito. “Sempre acontecia acidentes naquele cruzamento da Avenida Sanitária com Avenida Rui Barbosa perto do banco do Brasil. Esses acidentes praticamente não existem mais porque a gente colocou sentido único na rua e toda a sinalização necessária”, declara.

Após a reunião que aconteceu no quartel da polícia militar, o comandante da PM e o representante do município foram para o centro da cidade onde Alexandre mostrou alguns conflitos no trânsito quando carros param nos lugares que em existe a proibição.

“Tudo aqui foi feito de acordo com a necessidade, se parar no local proibido como a gente fez aqui agora, colocando o nosso carro de um lado e o carro da reportagem do outro lado, em locais proibidos, vai haver esse conflito no trânsito que aconteceu neste momento”, demonstrou.


Alexandre disse que após estudos, a secretaria municipal de trânsito decidiu retirar duas placas de proibido parar e estacionar do início da Rua Josefina Palma próximo a Rua Treze de Maio. Segundo ele, cerca de 5 vagas para carros pequenos serão abertas com a retirada das duas placas.



11 visualizações0 comentário
Snapshot_45.png
bottom of page