top of page

Pré-candidatos participam de discussão sobre as regras da campanha eleitoral


Nesta segunda-feira (29/02) aconteceu na câmara municipal de Brasília de Minas uma reunião com pré-candidatos a vereadores e prefeitos municipais. O objetivo do evento foi discutir sobre as regras da campanha eleitoral neste ano de 2016. Representantes do PSDB, PV, PTN, PRB, SD, PMB, PMDB, PHS E PEN participam da reunião. O PT, que hoje administra a cidade de Brasília de Minas, não teve representante.


Representantes da OAB falaram sobre as normas da próxima campanha eleitoral após a reforma política. O advogado Samuel Braúna, especialista em direito público, destacou algumas das principais mudanças, que segundo ele podem mudar toda regra do jogo.


“Primeiro foi o tempo de campanha que era de 90 dias e passou para 45 dias, esse tempo pode ser pouco para cumprir todas as obrigações legais e as estratégias de cada candidato. O que mudou também foi o financiamento das campanhas que agora não podem mais ser financiadas por empresas, apenas pessoas físicas vão poder financiar essas campanhas e as doações tem limite de 10% por pessoa”, destacou Samuel.


Segundo o advogado, após a reforma política, ficou definido também que os pré-candidatos poderão opinar, criticar, falar das propostas interessantes para a gestão pública e discutir o processo eleitoral sem configurar pré-campanha. Segundo ele, só não pode pedir votos.

Os pré-candidatos que fizeram uso da palavra durante a reunião demonstraram que o processo eleitoral neste ano de 2016 deve ser quente em Brasília de Minas. O debate de ideias já começou.


Em um tom de que realmente será candidata mais uma vez, Tatiana Lellis, representante do PSDB enfatizou o desejo de mudança.


“Todos nós, de uma forma geral, ficamos na expectativa de que coisas melhores possam acontecer, mas isso depende de cada um de nós. Brasília de Minas tem em cada um desses partidos, homens e mulheres de bem que podem mudar a história dessa cidade”, disse.


O representante do PV, Alexandre Simões, ressaltou a importância de um novo movimento político que pode dar mais opção aos eleitores que sempre tiveram que escolher seus gestores em apenas dois grupos políticos.


“Sempre nós temos aqui a formação de dois grupos políticos. Agora, pela primeira vez, nós estamos vendo a condição de mudar essa situação”, declarou.


Para Paulo Antônio, representante do SD, a chegada de pessoas novas na política local vai enriquecer o processo.


Eu acho que é muito importante para o processo novas pessoas pleiteando a administração municipal, isso fortalece a democracia. A experiência é fundamental, mas para ter experiência é preciso tentar”, ressaltou.


Jeferson de Barros, representante do PMB, destacou a importância dessa primeira discussão acerca da campanha eleitoral no município e disse que Brasília de Minas vai viver uma nova era na política.


“Brasília de Minas está passando por mudanças. Eu acredito que a cidade está tendo a oportunidade de quebrar um eixo de uma história que foi construída ao longo dos tempos. Começamos uma caminhada para, no futuro, ver um sorriso diferente da nossa população”, Disse.


Geélison Silva do PMDB disse que a reunião marca um momento histórico para o município de Brasília de Minas.


“É com muita alegria que nós estamos aqui hoje presenciando um momento histórico da nossa cidade. Nunca tivemos um número tão grande de pré-candidatos como esse. São pessoas capacitadas, com o propósito de trazer a cidade de volta ao posto que ela sempre teve, isso a gente tem que destacar e valorizar. Não tenho dúvida nenhuma de que daqui sairá alguém que irá governar Brasília de Minas a partir de 2017”, enfatizou.


Por último quem fez o uso da palavra foi o presidente da OAB local e representante do PHS, Celso Almeida. Segundo ele a OAB será incansável no combate à corrupção nas próximas eleições. Celso falou também da importância da reunião.


“É uma reunião preliminar para traçar os destinos do nosso município nessas eleições. A OAB está empenhada no combate à corrupção. Nós vamos formar aqui na cidade o comitê de combate ao caixa dois nestas eleições municipais”, afirmou o presidente da OAB.




9 visualizações0 comentário
Snapshot_45.png
bottom of page