Os casos de dengue estão se multiplicando pelo país, e na cidade de Montes Claros, com chegada das chuvas, a população precisa acordar para o problema.
Já faz mais de 10 anos que o padre Bessa criou um projeto para combater a dengue nos municípios do norte de Minas onde ele já trabalhou. Trata-se de um carro velho em péssimo estado (carro belina 1975) e que já recebeu vários nomes: EcoMovel, RapaduraMovel, Pao de Queijo Movel e PequiMovel.
Esta semana o carro passará por uma transformação: de pão de queijo móvel voltará a ser o PequiMovel. No próximo sábado o padre Bessa voltará suas atividades com o velho carro, dessa vez trocando deliciosos pequis por tudo aquilo que acumula agua no fundo do quintal e serve de casa para o mosquito da dengue, “o nosso pequimovel tem um sistema de som que vai convidando as pessoas para fazerem a trocar e conscientizando quanto ao perigo do mosquito da dengue, estamos numa guerra e precisamos entrar no combate todos juntos” explica o sacerdote.
O carro ganhará uma pintura nova na cor do pequi e um pequi gigante será colocado sobre o carro pra chamar atenção das pessoas. Além dos pequis, o sacerdote distribuirá gratuitamente repelente para todas as grávidas que forem ate o veículo, por causa do crescimento do vírus zika. “Tenho cuidado com o meu quintal, mas preciso ficar mais atenta, todo dia fico de alerta” ressaltou a dona de casa, Maria da Conceição, do bairro São Judas, que sempre colabora com as campanhas do padre.
Desde 1986 o Brasil apresenta epidemias de dengue. Pelo dados oficiais, até 14 de novembro, foram mais de 1,5 milhão de casos, 1.488 graves, o dobro de 2014, e 811 mortes, quase 80% a mais do que no ano passado. O mesmo mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, é o que transmite a febre chikunguya e o vírus zika, que vem causando a microcefalia em bebês.
No próximo sábado, o PequiMovel estará circulando pelas ruas dos bairros São Judas e Vila Guilhermina trocando pequis por materiais que acumulam agua e distribuindo repelentes para as grávidas. O trabalho continuará duas vezes por semana.
Recentemente o sacerdote ficou muito conhecido nas redes sociais com uma parodia que ele fez com o sucesso baiano LepoLepo. Na paródia incentiva as pessoas no combate a Dengue. O vídeo da musica se tornou febre nas redes sociais. Depois ele produziu mais dois vídeos com parodias: incentivo a leitura e uso consciente da agua.
Padre Bessa é vigário da Paróquia São Sebastiao de Montes Claros(MG). O projeto é iniciativa dele com recursos próprios, caso alguém queira conhecer mais sobre este e outros projetos basta acessar o site do padre: www.padrebessa.com.br