Mailson Antunes

Especialista em Gestao Pública Municipal

Bacharel em Ciências Contábeis pela Unimontes

Contador da Cmx Escrita Contabil

Email: maylson.a.q@hotmail.com

VISÃO EMPREENDEDORA SOBRE INFORMATIZAÇÃO DE EMPRESA

 

Muitos empresários quando ouve o termo “informatizar a empresa”, logo vem à mente que terão que desembolsar um valor “x” que será uma despesa a mais para o seu negócio. É óbvio que será necessário o desembolso, mas o importante é ter a consciência de que ao contrário do que se pensa, está longe ser uma despesa e sim um investimento que trará inúmeros benefícios para a empresa.

 

Será necessário no mínimo computador, impressora e um sistema (programa ou software) que será a inteligência e exercerá o controle do negócio.

 

Atualmente encontram-se vários tipos de software, como por exemplo, de automação comercial, gerencial, financeira e os que integram todos os setores de uma mesma empresa.

 

Para quem não quer gastar com programa e deseja inicialmente fazer testes, existe softwares livres que não é necessário pagar para utilização, são encontrados facilmente na internet. Também existem os licenciados mediante um pagamento ao produtor e/ou distribuidor do software. Quem utiliza um software livre, não terá muito a quem recorrer quando encontrar um problema com o software. Já o software pago presta diversas modalidades de atendimento e costuma oferecer alguma garantia a seus usuários.

 

A informatização de uma empresa trará ao empresário, inúmeras vantagens, tais como:

 

- A utilização de um programa sugere e induzirá a uma organização maior nos processos da empresa;

- agiliza os processos, compra, venda, faturamento, recebimento, rotatividade e etc.;

- facilita a apuração de custos e despesas;

- facilita o arquivamento e a recuperação das informações, principalmente de clientes;

- permite fornecer de maneira rápida as informações fiscais que o governo exige;

- os softwares de gestão empresarial integrados, levam a uma interação entre os setores, de forma a compartilharem todos das mesmas informações;

- naturalmente vai armazenando um histórico de dados que, se bem aproveitados, podem virar um acervo importante de consultas futuras, servindo de base para planejamentos e análise de indicadores gerenciais;

 

Certamente exige algum tempo para o usuário aprender a usá-lo no começo, mas vale a pena conhecer e explorar bem todas as suas funcionalidades, que dia após dia tendem a ficarem mais amigáveis.

 

Todos esses benefícios levará a empresa a ser muito mais competitiva e a sobressair sobre seus concorrentes no mercado, pois exercendo o controle total do negócio levará o empresário a tomar as melhores decisões para o crescimento do negócio.

 

 

© 2020 Aconteceonline.net - Todos os direitos reservados - Brasília de Minas-MG